Tesla de olho na Alemanha para instalar primeira fábrica europeia

Elon Musk tem a Alemanha debaixo de olho. A fabricante norte-americana de carros eléctricos Tesla estará a analisar a região da Renânia do Norte-Vestfália para instalar a sua primeira fábrica europeia, adianta o jornal alemão “Rheinische Post”.

Em Junho, Musk já tinha assumido que a Alemanha era a sua «primeira escolha para a Europa». E desde então tem andado a fazer um périplo pelo país com o intuito de escolher a melhor localização para a sua gigafábrica. Há cerca de uma semana, o jornal “Nordwest-Zeitung Online” avançava que representantes da fabricante estariam a considerar alguns locais na Baixa Saxónia para encontrar uma morada para a mega fábrica de baterias.

Também Portugal chegou a ser estudado pela Tesla em 2012, mas o investimento nunca chegou a ser concretizado. Anos mais tarde, em 2016, houve até contactos oficiais com o Governo de António Costa e o Alentejo foi apontado como a região portuguesa mais provável para a marca instalar a sua gigafábrica, mas o negócio acabou por ruir no ano passado.

Esta será a segunda gigafábrica da Tesla. A primeira, fruto de um investimento de cinco mil milhões de dólares, foi construída em pleno deserto do Nevada, nos Estados Unidos da América, que começou a produzir em Janeiro de 2017.

A Tesla conta já com uma fábrica europeia, na Holanda, mas esta unidade não produz carros. Nestas novas instalações, a marca pretende fabricar carros eléctricos e baterias.






Comentários
Loading...