Termómetros vão superar os 40 graus esta quinta-feira: cinco distritos estão sob aviso amarelo devido ao calor

Esta quinta-feira, prepare-se para as primeiras temperaturas mais extremas deste verão em Portugal.

De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a previsão para hoje aponta para “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado no litoral Centro até ao final da manhã”, assim como “vento em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo fraco a moderado (até 30 km/h) na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro e por vezes forte (até 40 km/h) no final do dia nas terras altas do interior Norte, rodando para sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde”.

Conte ainda com “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste” e “subida da temperatura máxima, em especial no litoral das regiões Norte e Centro”.

Ou seja, esta quinta-feira vai ficar marcada por muito calor, sendo a primeira vez este ano que haverá mais de 28 graus a 1.500 metros de altitude no país – isso deve-se a uma depressão no interior da Península Ibérica, que arrasta esta massa de ar vinda de África, num fluxo de sul bastante seco e quente.

Mas serão os termómetros os verdadeiros protagonistas deste dias de perfeito verão. Se não, vejamos o que esperar nas principais cidades portuguesas:

Lisboa – entre 17 e 33 graus
Porto – entre 16 e 30 graus
Braga – entre 16 e 37 graus
Bragança – entre 16 e 35 graus
Viseu – entre 16 e 33 graus
Coimbra – entre 15 e 33 graus
Guarda – entre 17 e 31 graus
Castelo Branco – entre 22 e 37 graus
Santarém – entre 15 e 34 graus
Setúbal – entre 16 e 35 graus
Évora – entre 17 e 41 graus
Beja – entre 18 e 41 anos
Faro – entre 27 e 33 graus
Ponta Delgada – entre 18 e 23 graus
Funchal – entre 20 e 26 graus.

IPMA coloca cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos do continente estão a partir de hoje e até sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Évora, Beja, Portalegre, Setúbal, Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento mais intenso na faixa costeira durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Braga e Viana do Castelo) e os 24 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Leiria e Aveiro) e os 39 (em Évora e Beja).

Ler Mais