Termina hoje a corrida de sucessão a Boris Johnson: 180 mil militantes conservadores votam no próximo líder do partido e primeiro-ministro
Liz Truss ou Rishi Sunak. Um dos dois vai suceder a Boris Johnson na liderança do Partido Conservador e tornar-se primeiro-ministro do Reino Unido. A corrida pela sucessão termina esta 6ª feira, às 17h30, com a votação de cerca de 180 mil militantes conservadores para a escolha do novo líder. O resultado será conhecido na próxima 2ª feira, às 12:30, dia em que o Parlamento regressa das férias de verão.
Os dois candidatos têm apresentado posições duras para conter a imigração ilegal, combater a criminalidade e renegociar com a União Europeia (UE) o estatuto da Irlanda do Norte pós-Brexit (processo da saída britânica do bloco europeu). Comprometeram-se ambos a manter o apoio à Ucrânia contra a Rússia, no âmbito da ofensiva militar iniciada por Moscovo em 24 de fevereiro.
Mas é no cenário económico que se encontram as maiores diferenças entre os dois adversários: com a Grã-Bretanha a enfrentar a pior crise de inflação em décadas, Liz Truss fez promessas de “ação imediata”, cortando impostos para estimular o crescimento económico, revertendo o aumento da contribuição para a segurança social (introduzido em abril) e suspendendo o aumento dos impostos para empresas. Já Sunak defendeu cautela e propõe reduzir o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e apoios direcionados aos mais vulneráveis para não agravar a dívida pública.
Liz Truss é a principal favorita a tornar-se primeira-ministra do Reino Unido, com as casas de apostas britânicas a darem 94% de probabilidades de assumir Downing Street.