Temperaturas vão chegar aos 35 graus esta semana: saiba quais vão ser as regiões mais quentes

Depois de um fim de semana a ‘cheirar’ a verão – embora com pontos do país ainda sob o efeito das chuvas de inverno -, o que esperar para esta semana?

De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, pode contar com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade até ao meio da manhã”. O vento soprará “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas até 65 km/h”. Por último, espere “uma pequena descida da temperatura mínima”.

Já para o dia seguinte, de acordo com os meteorologistas, “céu pouco nublado ou limpo” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) na faixa costeira ocidental em especial durante a tarde, e de nordeste nas terras altas até ao meio da manhã”. Haverá também uma “subida de temperatura”.

E ao longo da semana? Apesar das incertezas, de acordo com os meteorologistas, pode apontar para uma período mais quente, do mais puro verão, pelo menos até dias 30/31, embora com Portugal continental ‘dividido’: muito calor a sul, mais frente a norte e no litoral.

Nos Açores é muito provável que o tempo permaneça relativamente estável, no entanto devido a uma depressão isolada a instabilidade poderá surgir novamente – por último, na Madeira, pode esperar tempo geralmente seco, fluxos Norte, no geral, apenas alguma humidade ocasional, e aguaceiros fracos nos pontos mais expostos.

Como vão oscilar os termómetros ao longo desta semana nas principais cidades portuguesas?

Lisboa – entre 13 e 30 graus
Porto – entre 11 e 25 graus
Braga – entre 9 e 30 graus
Viseu – entre 8 e 29 graus
Coimbra – entre 11 e 30 graus
Santarém – entre 13 e 35 graus
Beja – entre 10 e 35 graus
Évora – entre 9 e 35 graus
Faro – entre 15 e 32 graus
Funchal – entre 17 e 26 graus
Ponta Delgada – entre 17 e 22 graus.

Ler Mais