“Temos provas. E estamos prontos para as partilhar”: Ucrânia diz ter imagens de drones russos que caíram na Roménia
Está instalada a troca de desmentidos entre a Ucrânia e a Roménia no caso dos alegados drones que caíram em território romeno na ofensiva russa lançada esta noite. Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, assegurou esta segunda-feira que Kiev tem provas de que os aparelhos caíram na Roménia e que o país está pronto para que sejam partilhadas.
“Neste caso particular, acredito que eles [autoridades romenas] estão a estudar os aspetos do que aconteceu. Não tem sentido negar que alguma coisa se despenhou ali, Nós dizemos, com toda a autoridade e com provas, que drones Sahed atingiram o solo. Nós temos provas de que, de facto, alguma coisa caiu lá”, sustentou Kuleba, em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa.
A Roménia, país vizinho da Ucrânia e membro da NATO, tinha negado anteriormente “categoricamente” as alegações de Kiev de que ‘drones’ explosivos russos teriam caído em território romeno durante a noite de domingo. Kuleba considera que as autoridades romenas decidiram abafar o tema, investigar a situação a fundo, e depois tirar conclusões.
“Há tendências para não tentar escalar a interpretação de determinados eventos pelos parceiros, de forma a não se envolver no conflito direto”, considerou o governante ucraniano, que no entanto sublinha que é “óbvio” para Kiev o que aconteceu na Roménia.
“Temos provas fotográficas. E estamos prontos para as partilhar, mas as conclusões finais serão sempre as das autoridades romenas. Que depois dirão de tirar conclusões e ainda dizer o que vão fazer quanto a isso”, acrescentou Kuleba.
O ministro russo diz que “é mais fácil” tirar conclusões do que depois ter de dar passos atrás, o que poderá explicar a reação “cautelosa” da Roménia.
Ucrânia: Bucareste nega Kiev sobre queda de ‘drones’ russos na Roménia