Tem uma boa rede de contactos? Siga estas 5 dicas para um “networking” eficaz
As outras empresas, sejam elas clientes, fornecedores, parceiros ou até concorrentes, são cruciais para o crescimento de qualquer negócio.
Tendo em conta que as relações empresariais têm sempre dois sentidos, pois enquanto um empresário expande a sua própria rede de contactos, não só está a aumentar a sua lista de recursos disponíveis, como também se está a tornar um contacto útil para os seus contactos, a a The Alternative Board (TAB) Portugal reconhece as vantagens de uma boa rede de contactos.
“Uma rede de contactos forte e vasta pode ser a chave para o nosso sucesso, de muitas maneiras diferentes.”, comenta Rita Maria Nunes, Country Manager da TAB Portugal. “Para além dos impactos óbvios de angariarmos referências úteis, rodearmo-nos de pessoas com conhecimentos e experiências diferentes traz-nos inúmeros benefícios, tanto a nível profissional como pessoal.”
No entanto, há que ter cuidado com alguns aspetos, e a TAB Portugal partilhou algumas dicas para criar e manter boas relações no mundo dos negócios:
– Não explique o seu trabalho, conte uma história: para captar a atenção, tem de apresentar algo interessante, por isso quando é algo diferente e surpreendente, é muito mais chamativas do que um conjunto de factos. Os números têm importância, mas é rara a vez em que são capazes de diferenciar um empresário de outro, em contextos de networking.
– As relações têm sempre dois sentidos: em todas as relações, não só nas do mundo do trabalho, é tão importante como receber, especialmente nas relações de simbiose que acabam por se estabelecer entre dois (ou mais) empresários. Não vá apenas em busca de se apresentar a outros empresários, mas de deixar que outros empresários se apresentem a si.
– A confiança é a base das relações: por princípio, apenas recomendamos alguém quando confiamos no trabalho dessa pessoa (o que não impede que por vezes tenhamos surpresas desagradáveis) e essa confiança dá trabalho a conquistar e a manter.
– Segurança é (quase) tudo: tendo em conta que o mundo dos negócios é extremamente competitivo, passar uma imagem de segurança e profissionalismo pode dar uma importante vantagem inicial.
– Credibilidade: para sermos credíveis, a melhor forma é apresentar-nos com casos de sucesso ou grandes clientes para “mostrar” que transmitam automaticamente uma certa credibilidade do nosso trabalho.