Tem menos de 35 anos e quer comprar casa? Saiba quanto pode poupar com a nova proposta do Governo

A apresentação do novo programa do Governo de Luís Montenegro trouxe boas notícias para os jovens que querem comprar casa em Portugal. A proposta do novo executivo prevê um crédito habitação jovem a 100% do valor de compra, até aos 35 anos, sem necessidade de pagar a entrada do empréstimo, o IMT e o imposto de selo.

Assim, se tem menos de 35 anos, sabe quanto pode poupar com a proposta do Governo? Para dar resposta a esta pergunta, a Gestlifes desenvolveu um simulador de custos com todas as despesas e impostos associados à compra de habitação própria permanente.

Neste simulador, basta indicar o preço do imóvel, a localização e a idade dos titulares do empréstimo. Depois, ao clicar em “Calcular”, apresenta uma lista discriminada de todos os custos, incluindo aqueles dos quais os jovens estarão isentos, se as propostas avançarem.

Por exemplo, na compra de uma casa no valor de 170 mil euros, um jovem de, por exemplo, 29 anos não teria de pagar:

  • 17.000 euros de entrada do crédito;
  • 2.575,50€ de IMT;
  • 1.360€ de Imposto de Selo sobre a compra.

Assim, de acordo com a simulação, são menos 21.000 euros que teria de ter para avançar com a compra de uma casa.

“No nosso dia a dia, vemos a dificuldade dos mais jovens em aceder a um empréstimo, e esta proposta irá trazer um grande alívio para quem quer ter casa própria… Com o simulador queremos promover a transparência desta informação, para que os clientes saibam como é que as novas medidas os poderão beneficiar”, refere João Pereira, CEO da Gestlifes.

Desde 2008 que o Banco de Portugal impôs limites à concessão de crédito habitação. Os bancos apenas podem emprestar até 90% do montante do imóvel, o que implica que o cliente tenha, no mínimo, 10% de capitais próprios e os restantes custos do processo.

Ler Mais