Teletrabalho: Quem pode ‘ficar’ em casa ganha mais 51%

Quem estava em teletrabalho no final do ano passado ganhava, em média, mais 51% do que a restante população empregada. O rendimento médio mensal líquido das pessoas que trabalham em casa fica em 1375 euros, contra uma média de 912 euros para os restantes trabalhadores, avança o Diário de Notícias (DN).

Os dados pedidos ao Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao quarto trimestre de 2020, mostram então uma grande diferença. Ainda assim, é menor do que a que se verificou nos meses anteriores.

Quem estava em regime de teletrabalho no segundo e terceiro trimestres do ano passado ganhava 57% a 58% acima de quem não estava. Este período coincidiu com a implementação em massa do lay-off simplificado e de cortes de salário.

Além disso, os dados do INE mostram também que os trabalhadores que estão a exercer a sua profissão em casa tiveram, em média, semanas de trabalho mais longas. Trabalharam mais de oito horas semanais do que a restante população empregada que não teve a possibilidade de ficar em regime de teletrabalho durante os meses do confinamento, na primavera.