Telepizza com quebras de quase 12 milhões de euros no primeiro trimestre
A Food Delivery Brands, o grupo de restauração anteriormente designado Telepizza, fechou o primeiro trimestre do ano com uma perda líquida de 11,8 milhões de euros, uma quebra de 43% face aos resultados do período homólogo do ano passado, de acordo com o Cinco Días.
A atividade do grupo começou a ser afetada na última parte do primeiro trimestre com a declaração do estado de alarme (em Espanha), que levou ao encerramento dos restaurantes do grupo, apesar de se terem mantido as entregas ao domicílio.
As receitas da empresa nos primeiros três meses do ano foram inferiores às registadas um ano antes. O total das vendas, que inclui não só o negócio de restaurantes próprios, como em regime de franchising local e franchising master, foi de 254 milhões de euros, uma descida de 10%.
Quanto ao volume de negócios dos restaurantes que são geridos diretamente pelo grupo, registou-se uma descida de 7,2% para 89,3 milhões.
“Estes números são o resultado do impacto das restrições ao consumo nos estabelecimentos, bem como das limitações aos serviços de entrega ao domicílio, ainda em vigor em alguns países”, é referido numa nota emitida pela empresa.
Em Espanha e em Portugal, a queda nas vendas do grupo foi de 3,4%, apesar de se ter registado um crescimento nos restaurantes da marca Telepizza face ao primeiro trimestre de 2020, com uma subida de 18% nas entregas ao domicílio.
Por outro lado, a Pizza Hut reportou uma quebra das vendas em 32% “devido à sua extensa presença em centros comerciais e outros locais de grande tráfego que estão agora a ser fortemente afetados pelas restrições”.