Telefónica reduz dívida em 8.400 milhões após fusão da O2 com a Virgin Media e venda das torres Telxius
A Telefónica irá ver a sua dívida ser reduzida em 8.400 milhões de euros, prorrogáveis por outros 700 milhões, na sequência da fusão da subsidiária britânica O2 com a Virgin Media, uma divisão da Liberty Global, e da venda das torres Telxius à American Tower, segundo o ‘Cinco Días’.
A dívida financeira líquida da empresa espanhola de telecomunicações diminuiu, numa base anual, 6,4% no primeiro trimestre para 35.796 milhões de euros.
As ações da Telefónica subiram quase 1,3% para 3,87 euros, tendo começado hoje a ser negociadas, descontando o pagamento de dividendos de 0,20 euros por ação.
A empresa anunciou hoje que, após ter obtido as aprovações regulamentares relevantes em Espanha e na Alemanha, encerrou a venda da divisão de torres de telecomunicações localizadas na Europa, tendo recebido da Telxius para esta divisão o pagamento de aproximadamente 6.200 milhões de euros. A referida operação implica uma redução da dívida líquida do Grupo Telefónica de aproximadamente 3.400 milhões de euros.
“Estas operações fazem parte da estratégia do Grupo Telefónica, que inclui, entre outros objetivos, uma política ativa de gestão de carteira dos seus negócios e ativos, baseada na criação de valor e acelerando, ao mesmo tempo, a redução da dívida orgânica”, referiu fonte da empresa.
Algumas horas antes, a Telefónica confirmou também que, depois de obtidas as aprovações regulamentares pertinentes e acordadas as recapitalizações necessárias, a fusão da O2 e da Virgin Media foi concluída, resultando na criação do novo operador: Virgin Media O2.