Tecnologia: Quais são as marcas mais fiáveis? (segundo os consumidores)
Os consumidores portugueses vibram com as tecnologias: oito em cada 10 têm um smartphone, um televisor com ecrã plano e um computador portátil, e mais de metade um tablet e uma máquina fotográfica digital. Dado que alguns produtos exigem um investimento de largas centenas de euros, convém munir-se de dados e conselhos para garantir que serão do seu agrado e não irão avariar de forma precoce.
A experiência dos consumidores ao longo de anos de utilização é crucial e decisiva. Por isso, a DECO realiza regularmente estudos de satisfação e fiabilidade das marcas. Este inquérito foi realizado em setembro de 2018 aos nossos subscritores e junto das associações de consumidores da Bélgica, Itália, Espanha e França. Foram incluídos os resultados do inquérito anterior, de 2017, para uma maior robustez das conclusões. Registaram-se um total de 67 702 respostas válidas, 8766 das quais de participantes lusos. Tal permitiu estabelecer uma classificação de fiabilidade das marcas de smartphones, televisores, máquinas fotográficas, computadores portáteis e tablets, bem como o tipo de avarias mais frequentes.
Os resultados variam entre uma e cinco estrelas: as marcas mais fiáveis recebem mais estrelas. Foi Pedido aos inquiridos para se pronunciarem sobre vários parâmetros relacionados com o equipamento e atribuírem uma nota de satisfação global. Nos quadros, destacam-se as marcas para as quais foram registadas mais de 30 respostas. Dado que cada vez mais consumidores compram equipamentos em plataformas online, algumas marcas poderão não estar disponíveis em lojas portuguesas. Estes inquéritos permitem obter informação que não é possível avaliar a curto prazo em laboratório. Além dos resultados completos e das características dos modelos analisados, revelam-se os preços atualizados e as lojas mais baratas perto de si. Em muitos casos, escolher a loja certa vale centenas de euros de poupança no mesmo produto. A investigação revela muitos exemplos flagrantes. Porquê pagar mais caro quando basta viajar um ou dois quilómetros para poupar uma fortuna?
A opinião dos utilizadores
Quase todos os lares têm um ecrã plano, sendo a Samsung a marca mais popular. Sete em cada dez inquiridos optaram por um modelo LCD de gama média, mais de metade do tipo smartTV (300 a 750 euros).
Os principais problemas afetam o comando. Mas os utilizadores também apontam falhas no ecrã e nas ligações. A Panasonic e a Sony lideram em pé de igualdade no campeonato da fiabilidade. Mas, ao nível da satisfação global, os inquiridos mostram preferência pela marca Loewe com 8,3 na satisfação global, numa escala de 1 a 10. Com 6,7 de média, a Akai é a que menos agrada. Veja o teste a mais de 200 modelos.
Telemóveis
A maioria dos inquiridos tem um modelo recente. Quase metade pagou até 250 euros. Samsung, Huawei e Apple são as marcas mais populares. O Android é o sistema operativo mais utilizado. Espreite o top e as Escolhas Acertadas em tempo real.
Tablet
Cerca de metade dos inquiridos optou por um modelo de gama média, com 16 GB em 27% dos casos e ecrã até 8,5 polegadas. Quase 70% só têm ligação wi-fi e trazem o sistema Android. Cerca de metade pagou menos de 300 euros. As marcas Carrefour e a Storex são as menos fiáveis. Veja o teste a mais de 100 tablets.
Computador portátil
As marcas Asus e HP são as mais populares no País. Dois terços dos inquiridos optaram por um modelo de gama média, geralmente do tipo notebook, quase sempre com Windows (só 8% usam um equipamento com MacOS). Em cerca de um terço dos casos, custou entre 500 e 800 euros.
Um em dez inquiridos adquiriu o portátil em segunda mão. O calcanhar de Aquiles destes equipamentos é a bateria, embora também com alguma frequência surjam problemas com o disco rígido e o carregador. Com uma média de 8,2 sobre 10, a Apple lidera no ranking da satisfação, enquanto a MSI se destaca na fiabilidade. No extremo oposto, estão os equipamentos da LG, com as piores notas na satisfação e na fiabilidade. Veja o teste a mais de 70 modelos.
Máquina fotográfica
A Canon é a marca mais presente na nossa amostra. Mais de metade dos inquiridos compraram a sua máquina fotográfica digital há mais de cinco anos, tendo optado por um modelo compacto de gama média e gasto até 500 euros na maioria dos casos.
Os principais problemas ocorrem com a bateria, tendo havido um número significativo de avarias ao nível do sistema de proteção de lentes (máquina desligada) e do leitor de cartões. A Leica lidera na satisfação global, mas as marcas Panasonic, Nikon, Canon, Fujifilm e HP destacam-se na fiabilidade no mundo das máquinas digitais. Compacta, reflex, híbrida, superzoom ou de aventura? Este guia e este teste ajudam a escolher.