Taxas de juro elevadas impulsionam procura por taxas mistas e transferência de crédito à habitação

O mercado de crédito à habitação em Portugal continua a mostrar sinais de crescimento, mesmo com os preços das habitações a atingirem valores cada vez mais elevados. A procura por crédito para compra de casa tem aumentado, apesar das condições de juros mais elevadas nos últimos anos.

Uma das tendências mais evidentes neste cenário é a preferência dos portugueses pela contratação de taxas mistas. De acordo com o relatório do ComparaJá, apenas 7% dos créditos contratados em outubro não foram em taxa mista, com a taxa variável a representar apenas 6,1% dos créditos contratados e a taxa fixa a representar 0,6%. Para Filipe Gomes, Managing Director da plataforma que compara gratuitamente propostas de crédito, “esta é uma decisão sensata, uma vez que pode possibilitar poupança numa fase inicial e ainda beneficiar das potenciais descidas futuras da Euribor”.

Além disso, a transferência de crédito continua a ser uma opção popular, embora a procura tenha diminuído em comparação com anos anteriores. Em outubro, a transferência de crédito à habitação representou 54,3% da procura total, um aumento de 10,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Filipe Gomes destaca que este aumento reflete a crescente sensibilidade dos portugueses em analisar e comparar ofertas de crédito, um comportamento que se intensificou com o aumento das taxas de juro, mas que veio para ficar.

Relativamente aos seguros associados ao crédito à habitação, mais da metade são contratados através dos bancos. O seguro mais comum é o ITP (Invalidez Total e Permanente), com uma taxa de contratação de 68,6%.

Por fim, a maioria dos contratantes de crédito à habitação, mais de 85%, tem um contrato de trabalho a termo efetivo, enquanto apenas 4% são empresários em nome individual.

Ler Mais





Comentários
Loading...