Taxa de inflação em Portugal com quebra de -0,7% em Maio
A taxa de inflação homóloga em Portugal ter-se-á situado em -0,7% em Maio, o que representa uma quebra de 0,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior, mostram dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira.
«Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,7% em Maio de 2020, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à registada em Abril», refere o INE.
O INE indica que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de -0,4%, taxa inferior em 0,2 p.p. à registada no mês anterior. Já a a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -11,2%, «traduzindo uma variação ainda mais negativa que em Abril (taxa de -9,4%)».
Em comparação com o mês anterior, o IPC terá caído 0,4%. Em Abril, a variação mensal foi 0,3% e em Maio do ano passado foi 0,1%. «Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,1%, valor inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês precedente», segundo o gabinete de estatísticas nacional.
Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português, terá registado uma variação homóloga de -0,6%, o que equivale a uma quebra de 0,5 p.p. face ao que havia sido registado em abril).
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de Maio serão publicados no próximo dia 12 de Junho.
*Notícia actualizada às 09:42