Tabaqueira com exportações recorde de 820 milhões de euros em 2023. “É um sinal muito importante para a economia nacional”, garante Marcelo Nico

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal, exportou produtos e serviços no montante total de 823 milhões em 2023, um resultado histórico para a empresa portuguesa.

As vendas ao exterior de bens já representam 89% do volume total de produção da fábrica localizada em Albarraque, no concelho de Sintra, e valem 776 milhões de euros, um acréscimo de 36 milhões de euros em comparação com o ano anterior.

Para além disso, somam-se ainda as exportações de serviços de elevado valor acrescentado prestados pelos designados Departamentos e Funções Globais da PMI instalados em Portugal, que atingiram no ano transato a fasquia de 47 milhões de euros, representando já 6% do total das vendas ao exterior da Tabaqueira.

A empresa revela ainda que em 2023 a atividade voltou a gerar novos postos de trabalho, empregando praticamente 1.500 trabalhadores – o dobro do número observado em 2017.

Para Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira, “a superação da marca dos 800 milhões de euros em vendas ao exterior é um sinal muito importante para a economia nacional, mas também para as empresas de base industrial. Portugal é um mercado crescentemente aberto ao exterior e ao comércio internacional de bens e serviços, pelo que deve continuar a olhar com atenção para a indústria como um motor da atividade económica e do emprego”.

O executivo acrescentou ainda que “os resultados consolidam a importância da Tabaqueira para a economia nacional, na qual a PMI tem vindo a investir, anualmente e em média, desde a privatização da companhia em 1997, cerca de 16 milhões de euros, ascendendo o valor acumulado ao longo destes anos a um montante superior a 400 milhões de euros”.

Marcelo Nico acredita ainda que “o grupo Tabaqueira confia que Portugal será capaz de criar as condições para que este investimento se possa manter constante e, desejavelmente, possa vir a ser reforçado”.

Os Departamentos e Funções Globais da PMI em Portugal, que prestam serviços a outras regiões e mercados do grupo, empregam já 378 profissionais, a maioria altamente qualificados, que representam 26% do total de trabalhadores da Tabaqueira. Desde 2019, o número de trabalhadores destes centros operacionais – que, entre outras áreas, desenvolvem aplicações de software para toda a cadeia de valor da PMI – regista um crescimento acumulado de 311%.

Ler Mais