Suspeitas de sabotagem russa: Milhares de voos entre Reino Unido e UE com problemas nos sistemas GPS

Voos de e para o Reino Unido foram alguns dos milhares de ligações entre países europeus que foram afetados por suspeitas de interferência russa nos sistemas GPS. Segundo um relatório, mais de 2.300 voos da Ryanair, desde agosto passado, relataram incidentes de interferência GPS, além de quase 1.400 na Wizz Air, 82 na British Airways e quatro na easyJet.

De acordo com informações do jornal The Sun, com base na análise de registos de voos do site GPSJAM.org, cerca de 46.000 aeronaves no total registaram problemas com GPS sobre o Mar Báltico no mesmo período. A maioria dos problemas de GPS relatados no site ocorreu na Europa Oriental, junto à fronteira com a Rússia.

O sistema de navegação por satélite GPS faz parte do sistema de navegação de uma aeronave, e interferências podem representar um risco à segurança. O governo britânico confirmou em março que um avião da RAF, com o secretário da Defesa, Grant Shapps, a bordo, teve o seu sinal GPS com interferências ao voar perto do enclave báltico russo de Kaliningrado, a caminho do Reino Unido a partir da Polónia.

Apesar de Downing Street afirmar que a interferência não ameaçou a segurança da aeronave, uma fonte de defesa classificou o incidente como “extremamente irresponsável”.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo e a Agência de Segurança Aérea da UE (Easa) realizaram uma cimeira em janeiro para discutir a interferência e “spoofing” GPS, com a Easa a relatar um aumento acentuado no número de ataques.

Enquanto a Easa afirmou que enfrentar a ameaça era uma prioridade, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido minimizou o risco e disse que a interferência frequentemente está associada a atividades militares, mas que isso não significa que os aviões comerciais estejam a ser diretamente visados.

Glenn Bradley, responsável pelas operações de voo da CAA, afirmou: “A aviação é uma das formas mais seguras de viagem aérea e existem vários protocolos de segurança para proteger os sistemas de navegação em aeronaves comerciais. A interferência GPS não afeta diretamente a navegação de uma aeronave, e embora seja um problema conhecido, isso não significa que uma aeronave tenha sido deliberadamente interferida.”

Um porta-voz da Ryanair declarou: “Nos últimos anos, tem havido um aumento na interferência GPS intermitente que afetou todas as companhias aéreas. As aeronaves da Ryanair possuem múltiplos sistemas para identificar a localização da aeronave, incluindo GPS. Se algum dos sistemas de localização, como o GPS, não estiver funcionando, a tripulação, como parte dos procedimentos operacionais padrão, muda para um dos sistemas alternativos.”

Já um porta-voz da easyJet afirmou que existem “múltiplos sistemas de navegação a bordo de aeronaves comerciais, bem como procedimentos em vigor que mitigam problemas com o GPS que podem ocorrer por várias razões”.

Ler Mais