Sunak dissolve Parlamento britânico esta quinta-feira: eleições legislativas antecipadas estão marcadas para 4 de julho

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, convocou eleições legislativas para 4 de julho, surpreendendo a maioria dos analistas e políticos que esperavam o escrutínio no outono e confirmando rumores na imprensa e redes sociais.

“Chegou o momento de o Reino Unido escolher o seu futuro, de decidir se quer aproveitar os progressos alcançados ou arriscar-se a voltar à estaca zero, sem um plano e sem certezas”, afirmou numa declaração em Downing Street, onde funcionam o gabinete e residência oficial, após reunir o conselho de ministros.

Sunak afirmou que pediu a dissolução do Parlamento ao rei Carlos III e que este a concedeu – a dissolução vai decorrer esta quinta-feira e a votação terá lugar 25 dias úteis mais tarde.

De acordo com o primeiro-ministro britânico, os cidadãos “terão de escolher quem tem esse plano, quem está preparado para tomar as medidas corajosas necessárias para garantir um futuro melhor para o nosso país”.

O responsável do Governo terminou desejando que o trabalho que fez desde que assumiu o cargo mostre que tem “um plano” e está preparado para o futuro: “Cumpri esse plano e sempre fui honesto convosco sobre o que é necessário, mesmo quando isso foi difícil, porque quero fazer o que é correto para o nosso país, não o que é fácil. Não posso dizer o mesmo do Partido Trabalhista.”