Suíça testa pagamentos com moeda digital nos principais bancos de investimento
O Banco Central da Suíça usou, com sucesso, a moeda digital para resolver transações que envolvem cinco bancos comerciais.
É o mais recente teste da tecnologia nos mercados financeiros. Este estudo, chamado “Projeto Helvetia”, poderá fazer a introdução das moedas digitais no Banco Central na Suíça, que de resto, já conduziu alguns dos testes mais avançados para a utilização da moeda digital do Banco Central na Europa.
Os bancos centrais mundiais intensificaram os seus esforços para tornar os sistemas de pagamento existentes mais eficientes e para combater o desafio das criptomoedas. Até ao momento, o estudo mostrou que era possível executar instantaneamente pagamentos, que variavam entre 90 e cinco milhões de euros sem riscos.
“Demonstramos que a inovação pode ser aproveitada para preservar os melhores elementos do sistema financeiro atual, incluindo a liquidação em dinheiro do banco central, ao mesmo tempo que desbloqueia novos benefícios”, disse Benoit Coeuré, do Bank for International Settlements Innovation Hub, que também participou no estudo.
Enquanto isso, os bancos centrais de Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos, bem como os de Singapura, têm visto o uso de CBDCs, para pagamentos, sem grande atenção. Poucos examinaram em detalhe como é que um CBDC poderá ser integrado com os credores comerciais.