Suíça deve ser a próxima a entrar na «lista negra» da quarentena do Reino Unido

Tudo indica que a Suíça deverá ser o próximo país a entrar na «lista negra» do Reino Unido, que obriga os turistas a cumprirem um período de quarentena de 14 dias à chegada, de acordo com o ‘Independent’.

Os números a 25 de Agosto, divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), mostram um aumento no número de novos casos por 100 mil habitantes, num período de duas semanas.

O governo britânico utiliza um critério diferente para medir a taxa de infecção: número de novos casos nos últimos sete dias, ainda que ambos estejam interligados.

A Escócia já impôs um período de quarentena obrigatório aos viajantes vindos da Suíça. Qualquer pessoa que utilize o aeroporto de Basileia está sujeito a duas semanas de confinamento, uma vez que as suas instalações se situam em território francês, país que já faz parte da lista desde o início de Agosto.

Mas não é só a Suíça que apresenta um aumento do número de infecções, também a Grécia está numa situação semelhante, embora a taxa de infecção nos últimos dias tenha diminuído, tal como acontece com a Turquia.

Espanha, que está na lista britânica desde 26 de Julho, continua a registar números crescentes no norte do país, com os dados do ECDC a mostrar que as ilhas Baleares também registam níveis elevados de novos casos da doença.

A República Checa e a Islândia também registaram aumentos, sendo igualmente apontados como possíveis alvos para a introdução da quarentena britânica.

De recordar que o governo de Boris Johnson decidiu ainda inserir a Croácia, a Áustria e Trinidad e Tobago na lista de quarentenas a partir de sábado passado.

Na direcção oposta, Portugal, que esteve na lista «negra» de quarentenas durante mais de cinco meses, deixou de fazer parte da mesma no sábado passado, devido a uma redução na taxa de infecção da Covid-19.

Também a Bulgária apresenta uma descida contínua e é considerada uma candidata à isenção de quarentena, tal como aconteceu com Portugal.

Ler Mais