Suécia confirma sabotagem nos oleodutos Nord Stream: descobertos restos de explosivos

Os investigadores suecos garantiram, esta sexta-feira, ter encontrado vestígios de explosivos na zona danificado dos oleodutos Nord Stream, o que confirma a sabotagem – as autoridades suecas e dinamarquesas estão a investigar quatro buracos nos oleodutos Nord Stream 1 e 2, que ligam a Rússia e a Alemanha através do Mar Báltico e se tornaram um ponto crítico na crise da Ucrânia.

“Nas investigações realizadas no Mar Báltico, muitos objetos foram apreendidos e a área está minuciosamente documentada. As análises realizadas mostram vestígios de explosivos em vários dos objetos encontrados”, apontou o Ministério Público sueco, em comunicado. A Dinamarca já havia referido que uma investigação preliminar mostrou que as fugas foram causadas por fortes explosões.

“A investigação é altamente complexa e abrangente. A investigação em andamento vai determinar se algum suspeito pode ser identificado”, acrescentaram os responsáveis suecos.

A 26 de setembro último foram registadas fugas de gás em ambos os oleodutos Nord Stream: na altura, sismólogos dinamarques e suecos registaram duas poderosas explosões subaquáticas nos locais. Mais tarde, a Nord Stream AG, operadora do gasoduto Nord Stream 1, informou que uma secção de aproximadamente 250 metros de comprimento do Nord Stream 1 havia sido destruída após a realização de uma investigação.

Ler Mais