Subsidiária da Ikea na Rússia inicia processo de liquidação
A Ingka Holding Europe B.V., dona da Ikea, começou o processo de liquidação da subsidiária de retalho na Rússia, segundo dados do “Unified State Register of Legal Entities” e do sistema de análise “SPARK-Interfax”.
No mês passado, a informação, avançada pela agência de notícias, dava conta de que, relativamente a resultados, as receitas da Ikea Dom, a subsidiária russa, cresceram 27,8% para 157,2 mil milhões de rublos em 2021.
As vendas online na Rússia terminaram no dia 15 de agosto, mas a empresa explicou que todas as encomendas registadas antes dessa data vão ser processadas e continuarão a ser entregues em setembro.
A Ikea explicou ainda que as lojas continuarão encerradas, mas as encomendas poderão ser levantadas e os clientes poderão fazer devoluções e trocas nesses locais.
Recorde-se que, em meados de junho, a empresa sueca de móveis disse que tomou a “decisão difícil” de reduzir os negócios na Rússia, tendo em conta que está a enfrentar uma deterioração significativa das cadeias de abastecimento em todo o mundo, depois de, no início de março, ter anunciado que estava a fechar as lojas na Rússia e a interromper todo o fornecimento no país e na Bielorrússia, apesar de ter continuado a pagar aos funcionários.