Steve Jobs “era um visionário”: Ex-funcionário da Apple partilha o que aprendeu em 10 anos de trabalho com o multimilionário
Justin Santamaria é ex-engenheiro da Apple, tendo liderado as equipas responsáveis pela criação do FaceTime, iMessage e CarPlay. Atualmente é o co-fundador da aplicação de desporto Future.
Num artigo escrito para a ‘CNBC’, quis partilhar aquilo que Steve Jobs lhe ensinou nos 10 anos em que trabalhou para a gigante tecnológica.
“Começar a trabalhar de perto com Steve Jobs foi uma oportunidade que nunca vou esquecer. Ele era um visionário que me ensinou muito não só sobre como fazer produtos que as pessoas adoram, mas também como ser bem sucedido em qualquer coisa na vida”, começa por explicar Santamaria.
Aqui estão as três lições simples mas profundas que aprendi com Jobs que me ajudaram a ter sucesso na minha carreira como empresário de tecnologia hoje:
– Para dominar um assunto é preciso passar por muitas repetições: para apresentar o produto certo, é preciso muita paciência e muito trabalho, mas a necessidade de admitir quando for preciso fazer alterações. “Saberemos quando tivermos chegado ao melhor produto quando estivermos mais do que entusiasmados para o partilhar.”
– Usar os fracassos como impulsionadores para o sucesso: “Com cada produto [que lançava], Jobs esperava que as coisas corressem mal. Mas também sabia que a confusão valia muitas vezes a recompensa. A perfeição pode não existir, mas a grandeza podia ser alcançada com algumas actualizações de software.”
– Remover aquilo que nos impede de ir para além da zona de conforto: na altura do lançamento, o iPhone mudou o mundo por um teclado digital. “A decisão de remover o teclado mecânico foi uma solução de design industrial inteligente. Permitiu que o iPhone tivesse mais espaço de ecrã para outras características criativas.”