Startup luso-americana especializada em Inteligência Artificial Explicável angaria 1,5 milhões

A Apres angariou 1,5 milhões de dólares numa ronda de investimento seed, que lhe permitirá expandir o desenvolvimento da sua solução de Inteligência Artificial Explicável e levá-la ao mercado. A startup luso-americana, com operações em Portugal e nos EUA, chamou a atenção da Faber e da Adara Ventures, que lideraram em conjunto esta ronda. Participaram também a Techstars e business angels.

Na prática, a plataforma desenvolvida pela Apres promete mais transparência e melhor desempenho dos modelos de Inteligência Artificial em sectores altamente regulamentados, como é o caso do financeiro e do segurador.

Segundo a startup, este é um mercado em expansão, que deverá chegar aos 110 mil milhões de dólares em 2024. No entanto, são muitas as falhas ainda por resolver: 87% dos modelos desenvolvidos não conseguirão entrar em produção e, mesmo que consigam, terão uma ocorrência de 85% de erro.

Para evitar problemas como os verificados no Twitter (racismo), JP Morgan (discriminação) ou Apple (preconceito), a Apres propõe traduzir o comportamento da Inteligência Artificial para uma linguagem mais acessível e que todos possam compreender. Para que não haja erros, a plataforma comunica lacunas às pessoas certas e no momento certo.

«A capacidade de explicar resultados baseados em IA está a tornar-se um aspecto crítico de qualquer sistema de IA e é uma área que temos seguido há algum tempo», explica Carlos Silva, partner da Faber, justificando o investimento na startup luso-americana.

«Na Apres, encontrámos não só uma solução de ponta para este problema, mas também uma equipa particularmente notável que junta visão, conhecimento de domínio e capacidade de execução. Sentimo-nos honrados por nos terem escolhido para partilhar esta missão a longo prazo», acrescenta ainda o responsável em comunicado.

Ler Mais





Comentários
Loading...