Startup chinesa cresce 6 mil milhões graças à nova app Clubhouse
A Clubhouse é uma rede social assente na voz. Esta é a única ferramenta ao dispor dos utilizadores, uma vez que não é possível partilhar imagens ou mensagens de texto. Mas esta aparente limitação parece estar a captar o interesse e a atenção de pessoas de todo o Mundo, incluindo Portugal.
Além de um crescente burburinho sobre a app, há ainda outro fenómeno associado à Clubhouse que se destaca nos mercados: Agora, uma startup chinesa que já cresceu seis mil milhões de dólares desde o início do ano graças à expansão da Clubhouse. Segundo avança a Bloomberg, a Agora viu o seu valor disparar mais de 150%.
Porquê? Esta startup disponibiliza as ferramentas necessárias para que os programadores possam construir sistemas de voz e vídeo em tempo real dentro de aplicações. Embora não seja clara a ligação da Agora à Clubhouse, a mesma agência noticiosa indica que é possível encontrar o nome da startup chinesa no código da rede social do momento. Isto significa que a Clubhouse está a usar pelo menos parte do software da Agora, segundo apontam fontes da Bloomberg.
Outras duas pessoas com conhecimento sobre tema garantem que Paul Davidson e Rohan Seth, co-fundadores da Clubhouse, já admitiram em conversas na app que usam a Agora. Contudo ainda não confirmaram isso mesmo publicamente.
À parte da questão financeira e do aumento exponencial da avaliação, a potencial ligação da Agora à Clubhouse levanta algumas preocupações. Por se tratar de uma startup chinesa, os mesmos receios que surgiram associados ao TikTok voltam agora a estar no centro da conversa.
Segundo a Bloomberg, a possível vigilância relativamente a utilizadores de outros países cria algum desconforto, uma vez que a lei chinesa obriga as empresas a disponibilizarem informação se assim for solicitado.