Start-up na Califórnia cria aplicação “provadora” de vinho
Uma start-up da Califórnia recorreu à tecnologia para ajudar os enólogos a melhorarem a promoção e a qualidade dos seus produtos, assim como a atrair novos clientes. A aplicação foi batizada como “Tastry”.
A criadora Katerina Axelsson explica que o software utiliza inteligência artificial (IA) para analisar “dezenas de milhares de vinhos por ano”, gerando grandes blocos de dados que podem ser comparados, e uma tabela de recomendações para clientes.
Axelsson teve a ideia enquanto estava a estudar engenharia química, altura em que notou algumas idiossincrasias na forma como o vinho era avaliado.
“Descobri que um tanque de 100 mil litros de vinho pode ser vendido a preços diferentes e receberia pontuações distintas dos críticos se estiver em garrafas de marcas diferentes, assim criei esta aplicação para combater este erro”, referiu a criadora.
A partir de 2019, através de um quizz, os consumidores poderiam inserir suas preferências de sabor, e o software recomendaria um vinho adequado com 80-90% de precisão na primeira tentativa, subindo para 95%. Agora, o Tastry alimenta, através do seu algoritmo a aplicação gémea de recomendação de vinhos, BottleBird.
“As marcas pagam para ter cada uma o seu vinho garrafa analisado e, em troca, têm acesso ao que chamamos de painel de insights, onde podem identificar como o produto é recebido qual o mercado de oportunidades”, explica Axelsson.