“Sou um gestor de desafios”: Pedro Ribeiro, General Manager da CBRE KSA

Um executivo de alto nível respeitado e premiado, com 29 anos de experiência  na liderança de holdings, instituições multinacionais de imobiliário e gestão de activos em todo o  Médio Oriente, Europa e Norte de África.
Pedro Ribeiro é um líder impactante, com excelentes habilidades de comunicação, negociação e pensamento estratégico. Envolvido na gestão imobiliária de grande escala, desde o planeamento e desenvolvimento até a implementação e conclusão, o gestor liderou alguns dos maiores projectos imobiliários do mundo. 

O que diz PEDRO…
O convite da CBRE foi irrecusável pela oportunidade de inovar, apostar na diferença e fazer parte de projectos que deixarão um legado para o futuro

Como surgiu o desafio de trabalhar para a CBRE KSA?
A mudança para a CBRE KSA foi uma evolução natural, tendo em conta a minha liderança em diversos projectos emblemáticos sauditas, amplamente reconhecidos internacionalmente. Estreei-me no Médio Oriente em 2012, quando recebi um convite da McArthur+Company para liderar projectos importantes no Qatar, como o Mall of Qatar e uma nova zona industrial em Doha. Em 2017, com o bloqueio diplomático e económico ao Qatar pelos países do Golfo Pérsico, antecipei uma crise iminente no país e decidi mudar-me para a Arábia Saudita, que estava num período de forte crescimento económico. Durante esse período, assumi a gestão de um portefólio de 25 centros comerciais, tendo concluído dois novos projectos que foram reconhecidos pelo Middle East Council of Shopping Centres: o Riyadh Park Mall, premiado como o melhor novo centro comercial no Médio Oriente em 2018, e o Panorama Mall, distinguido como melhor projecto de reformulação. Essa experiência internacional enriqueceu o meu portefólio profissional e preparou o terreno para os sucessos que se seguiram.

Aceitou de imediato? Porquê?
Sim, o convite da CBRE foi irrecusável pela oportunidade de inovar, apostar na diferença e fazer parte de projectos que deixarão um legado para o futuro. A dimensão fora do comum da realidade imobiliária saudita – e quase sem paralelo face à realidade europeia – é muito aliciante neste projecto. Sou um gestor de desafios e esta empresa permite-me alcançar novos patamares profissionais.
Liderar uma empresa como a CBRE, que é a maior empresa mundial em serviços de imobiliário comercial e investimentos, líder mundial em vendas de propriedades, arrendamento, outsourcing, gestão de activos imobiliários e avaliação, é muito motivador para mim. A CBRE é uma empresa da Fortune 500, eleita como a principal marca em imobiliário pela Lipsey Company durante 20 anos consecutivos, nomeada pela Fortune’s como “Most Admired Companies” durante nove anos consecutivos e líder do sector imobiliário nos últimos três anos.
Como português, é uma honra e uma grande satisfação ter sido escolhido para esta posição aos 46 anos. 

Quais as suas principais funções?
Lidero uma equipa composta por 120 profissionais e estamos a expandir. O nosso objectivo é crescer até termos uma equipa de 300 pessoas ou mais. Somos uma equipa multinacional e multidisciplinar, com diversas áreas de actuação, tais como finanças, investimentos, avaliação de imóveis, consultoria, transações financeiras, aquisição, planeamento, design, arquitectura, gestão de portefólios, concepção e definição de estratégia comercial, leasing, mercados de capitais, análise e planeamento de master plans, estudos de viabilidade financeira, industrial e logística.
Com um grupo tão diversificado de profissionais e uma ampla gama de habilidades e especialidades, estamos posicionados para oferecer um serviço abrangente e de alta qualidade em todos os aspectos do sector imobiliário na Arábia Saudita, temos a capacidade de enfrentar uma variedade de desafios e oportunidades, além de oferecer soluções inovadoras e adaptáveis para os nossos clientes.
O objectivo é desde A a Z poder fornecer em qualquer actividade e em qualquer região da Arábia Saudita os mesmos serviços que colocaram a CBRE a nível mundial na liderança do sector de real estate. Isso requer um alto nível de coordenação, colaboração e excelência em execução, mas com a equipa certa e um foco claro nos objectivos, estou certo de que alcançaremos grandes sucessos.

O que mais o fascina na indústria em que trabalha?
A possibilidade de dar o meu contributo num momento de viragem na história da Arábia Saudita.
A Arábia Saudita é, actualmente, uma das economias com maior crescimento mundial e a maior economia do Médio Oriente, com um mercado consumidor de 35 milhões e com previsão de crescimento do PIB. O programa “Vision 2030”, uma profunda reforma económica, fiscal e de desenvolvimento nacional, tem impulsionado o país, visando reduzir a dependência da produção de petróleo e apostar noutros sectores, sobretudo no real estate, infraestruturas e no turismo. Projectos de grande envergadura, como o “Neom” e o “The Line”, que visam criar cidades modernas e sustentáveis, bem como a situação económica e cenário imobiliário na Arábia Saudita são impressionantes. Estão a ser planeadas e construídas cidades de raíz de enorme dimensão.
A CBRE tem estado envolvida em algumas fases dos projectos ligados ao programa “Vision 2030”. Esta diversidade de projectos existentes, o respectivo impacto na comunidade, o recurso a tecnologia e inovação, bem como a colaboração multidisciplinar e internacional têm sido aspectos decisivos no meu objectivo de aumentar o envolvimento da CBRE KSA no programa, trazendo e implementando a nossa experiência a nível mundial para a Arábia Saudita, em todas as valências. O próprio crescimento orgânico da CBRE KSA visa responder de forma imediata às necessidades dos giga projectos, encontrando soluções e contribuindo para a implementação conforme inicialmente planeado.

Como é o seu dia-a-dia de trabalho?
O meu dia-a-dia envolve uma combinação de gestão de projectos, gestão de pessoal, resolução de problemas e interacção com clientes e stakeholders locais.
O dia geralmente começa com reuniões de equipa para discutir metas, prioridades e estratégias do dia.
Como gestor, estou envolvido na gestão de projectos imobiliários de grande escala, desde o planeamento e desenvolvimento até a implementação e conclusão. Isso envolve coordenação com diversas equipas, parceiros de negócio e autoridades locais.
Lidar com desafios e resolver problemas é também uma parte importante do meu dia-a-dia, bem como orientar e apoiar os membros da equipa, definindo metas claras, fornecendo feedback e garantindo que todos tenham os recursos necessários para realizar seu trabalho com eficiência.
Construir e manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros de negócios é fundamental para o sucesso no sector imobiliário. Isso envolve reuniões com clientes para entender as suas necessidades e oferecer soluções personalizadas.
Além disso, é comum participar em conferências e eventos de networking para estabelecer e fortalecer relacionamentos com parceiros de negócios. Manter-me actualizado sobre as tendências e desenvolvimentos do mercado imobiliário na Arábia Saudita é essencial para tomar decisões informadas e aproveitar oportunidades de negócio. Isso pode envolver análise de dados, pesquisa de mercado e participação em conferências do setor.

Quais as principais diferenças ao nível da metodologia de trabalho que encontrou ao mudar-se para a Arábia?
É importante reconhecer que existem diferenças significativas ao nível da metodologia de trabalho no mercado saudita, pelas circunstâncias únicas que se vivem no país.
A nível económico e financeiro, os orçamentos, com projectos na ordem dos biliões, destacam a magnitude e importância dos empreendimentos para a região. Esta escala sem precedentes oferece oportunidades únicas para inovação e transformação, além de criar impactos significativos no desenvolvimento económico e social. Consequentemente, a diferença entre a dimensão dos projectos de planeamento de novas cidades – os giga-projectos – também é notória.
A nível relacional, o mercado saudita incentiva a construção de relacionamentos com líderes, a confiança mútua e o respeito. Existe abertura para análise e discussão dos projectos com autoridades de alto nível, como governantes, ministros e membros da família real. Essa abertura e colaboração possibilitam uma tomada de decisões mais rápida e eficiente, o que é essencial em projectos de infraestrutura e desenvolvimento urbano de grande escala.
A nível laboral, destaco o mercado culturalmente diversificado e estimulante, que viabiliza e valoriza diferentes metodologias de trabalho, bem como o desafio imposto pelo calendário laboral saudita, que requer uma gestão eficiente e versátil devido ao impacto no planeamento e desenvolvimento de projectos.

O que é que a Arábia lhe tem vindo a ensinar sobre Gestão de Pessoas?
A Arábia Saudita oferece um contexto único e insight valioso sobre como gerir equipas num contexto multicultural e de adaptação a dinâmicas específicas, fundamentais em qualquer mercado de trabalho globalizado.
Trabalhar neste país tem-me ensinado a apreciar e respeitar as diferentes culturas, tradições e perspectivas dos meus co-
legas de trabalho. A gestão eficaz da diversidade cultural requer sensibilidade, empatia e habilidades de comunicação intercultural. Cada membro da equipa tem as suas próprias habilidades, experiências e estilos de trabalho. Aprender a reconhecer e valorizar essas diferenças individuais é fundamental para criar um ambiente de trabalho inclusivo e produtivo, em que todos se sintam valorizados e respeitados.
A flexibilidade e a adaptação têm sido constantes no meu percurso na CBRE, uma vez que o ambiente de negócios na Arábia Saudita é extremamente dinâmico e sujeito a mudanças rápidas. A capacidade de adaptação a essas mudanças e flexibilidade nas abordagens de gestão de pessoas é essencial para lidar com os desafios e oportunidades que surgem, bem como excelentes e diferenciadoras chaves para o sucesso.
Enquanto líder, inspirar e motivar a minha equipa, especialmente em momentos de incerteza ou desafio, tem sido gratificante. A capacidade de transmitir uma visão clara, fornecer orientação e apoio e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional perante as adversidades é fundamental para o sucesso global.
Por último, tenho desenvolvido eficazmente as minhas capacidades de resolução de problemas e conflitos interpessoais, ouvindo atentamente todas as partes envolvidas e procurando soluções diplomáticas, que promovam a harmonia e a cooperação em equipa.

Qual a sua filosofia de gestão?
Liderar pelo exemplo. Um bom líder é alguém que inspira, motiva e capacita os outros a alcançar o máximo potencial e, nesse sentido, estou activa e constantemente envolvido no trabalho da minha equipa. Acredito numa liderança baseada nos princípios de convivência empresarial, responsabilidade, respeito, ética, integridade, excelência, num compromisso genuíno com o sucesso colectivo. Esta abordagem fortalece a confiança e o respeito dentro da equipa, promovendo também uma cultura organizacional saudável e positiva, essencial para alcançar resultados significativos. Defino metas claras de forma a alcançar os objectivos delineados, potenciando no processo todos os profissionais que trabalham comigo.
Da minha filosofia de gestão fazem parte ainda conceitos de versatilidade e rigor. Sou um gestor de trato fácil mas rigoroso, e acima de tudo versátil, com uma abordagem equilibrada que se adapta às necessidades da situação e da equipa.
Por último, destaco a importância da inovação e do trabalho para se alcançar o sucesso. Esse compromisso com a excelência e o esforço contínuo é fundamental para impulsionar a equipa em direcção aos seus objectivos.

Estando a viver longe de Portugal, como é que “mata saudades” do nosso País?
Tem sido desafiador, mas visito regularmente a família em Portugal e mantenho contacto com familiares e amigos através de videochamadas, o que ajuda a diminuir a distância. Ter também amigos portugueses em Riade, com quem convivo nos tempos livres, e o acolhimento dos meus amigos sauditas tornam a distância mais ténue. 

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