Sony alerta que poderá deixar o Japão se não forem adoptadas políticas mais verdes

A Sony quer estar ao lado dos seus parceiros no cumprimento de metas de sustentabilidade mas, para isso, poderá ter de alterar a localização das suas fábricas. Originária do Japão, a empresa alertou o governo do seu país de que está a ponderar mudar as unidades de produção para outra geografia se não forem implementadas políticas mais amigas do Planeta.

Citado pelo Financial Times, o ministro japonês da Reforma Administrativa refere que a Sony se mostra preocupada com as dificuldades que enfrenta no país no sentido de tornar a sua produção mais verde. «Disseram-me que é muito difícil comprar energia renovável no Japão. A quantidade é limitada e o preço é muito elevado», explica Taro Kono.

«Por isso, disseram-me que ou fazemos alguma coisa relativamente às renováveis, ou têm de sair do Japão», acrescenta ainda o governante.

A mesma publicação refere que este é um problema transversal a todas as companhias japonesas, que se encontram sob pressão para garantirem que os produtos que entregam aos parceiros são produzidos recorrendo exclusivamente a energias renováveis. Empresas como a Apple, mas também o Facebook, por exemplo, querem que toda a cadeia de abastecimento seja ecológica.

Taro Kono reconhecer que o Japão está «a ficar para trás» neste tema nas energias verdes face a outros países. Para abordar o tema, foi criada uma task force especial inteiramente dedicada a examinar as regras actuais e perceber de que forma se poderá evitar que continuem a prevenir a expansão das renováveis.

Todas as fábricas da Sony na Europa já são totalmente alimentadas a energias de origem renovável e está prevista a transição na China até ao final de Março do próximo ano. Nos EUA, a mudança deverá estar finalizada até 2030.

Ler Mais