Sondagem: Trump esmaga DeSantis e é o escolhido por 54% dos republicanos na corrida à Casa Branca

O ex-presidente dos EUA Donald Trump continua à frente nas sondagens para encabeçar a candidatura do partido Republicano à Presidência, e a ganhar terreno para o seu principal rival, Ron DeSantis. Na mais recente sondagem, da Siena College para o The New York Times, Trump lidera sobre DeSantis com mais 37 pontos percentuais.

O estudo verificou que o apoio a Donald Trump entre republicanos tem vantagens decisivas entre praticamente todos os grupos demográficos, regiões e ala ideológica, com os eleitores a desvalorizarem os problemas na justiça que enfrenta o ex-Presidente dos EUA.

No total, Trump conta com o apoio de 54% dos republicanos, contra 17% que te, DeSantis. Mais nenhum dos candidatos, nesta sondagem, teve um registo de apoio superior a 3%.

Foi o que aconteceu ao ex-vice-presidente Mike Pence, a ex-embaixadora Nikki Haley e o senador Tim Scott, com 3%, com Chris Shristie e Vivek Ramaswamy a não conseguirem ir além dos 2% das preferências entre os eleitores do partido.

Os resultados, segundo a análise do The New York Times, revelam que Ron DeSantis ‘afunda’ em alguns dos ‘bastiões’ de grupos de eleitores dentro do próprio partido: só tem 9% das preferências dos votantes com mais de 65 anos, e 13% dos que não têm Ensino Superior concluído. Por outro lado, 65% dos republicanos que se diziam “muito conservadores”, a mais cobiçada ‘fatia’ do eleitorado para o partido, dizia apoiar Trump, contra apenas 15% que preferia DeSantis.

Mesmo num hipotético cenário de um cotra um, Trump venceria com 62% das preferências dos republicanos, contra 31% que prefere o governado da Florida.

Ainda que tenha crescido a fação anti-Trump dentro do Partido Republicano, pare afetar apenas um em cada quatro votantes: Só 19% dos inquiridos considerava que as ações de Trump após ter sido derrotado nas últimas eleições constituíam uma “ameaça à democracia”, e só 17% achava que o ex-presidente comete algum crime crave.

Ler Mais