Sondagem: Popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa é a mais baixa de sempre

A popularidade do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, caiu para níveis mínimos, depois de derrubar a maioria absoluta e marcar novas eleições. Segundo uma sondagem da Aximage, para o DN, JN e TSF, Marcelo continua a ter um saldo positivo mas agora é de apenas quatro pontos percentuais, uma diferença que já chegou a ser superior a 60 pontos.

Os eleitores socialistas, que revelaram, em todos os barómetros, ser os mais entusiastas, fazem pela primeira vez uma avaliação negativa a Marcelo. Por outro lado, são os eleitores do PSD que evitam a queda abaixo da linha de água.

Na análise por grupos etários também há uma inversão de tendências: até outubro, os dois escalões com idades mais avançadas estavam quase sempre entre os maiores apoiantes de Marcelo, mas agora, no caso dos que têm 65 anos ou mais, o saldo passa a negativo. Em sentido inverso, os mais jovens deixaram de ter uma avaliação neutra do presidente e passaram para terreno positivo.

A sondagem revela ainda que Marcelo continuar a beneficiar de maior apreço do sexo feminino e entre os homens a avaliação já é negativa. Esta sondagem foi realizada nas últimas semanas de novembro.