Sondagem: Maioria a favor de público no estádios, mas reprova autorização para peregrinos em Fátima

Uma sondagem realizada pela Intercampus para o Negócios e o CM/CMTV indica que uma percentagem maior de portugueses (56,7%) concorda com o regresso do público aos estádios de futebol do que com a peregrinação do 13 de outubro a Fátima (56,3% contra a autorização dada pela DGS).

Ainda assim, mais de um terço dos portugueses é contra as idas aos estádios – 36,3% dos inquiridos considera que ainda não está na altura de o futebol voltar a ter público.

Na peregrinação de 12 e 13 de outubro, participaram nas celebrações 4500 e 4000 pessoas. respetivamente. O limite definido pelo Santuário foi de 6000 (uma lotação de oito metros quadrados por pessoa num recinto de 48 mil metros quadrados), portanto, a afluência ficou bem abaixo do máximo definido.

O primeiro jogo realizado com público nos estádios foi entre o Santa Clara e o Gil-Vicente, a 3 de Outubro, com 10% de lotação. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) delineou um plano de três fases para retomar os jogos com público, sendo que a última etapa prevê que 5000 adeptos possam assistir aos jogos, desde que não seja ultrapassada a ocupação de 30% do estádio.

A sondagem em causa foi realizada entre 6 e 11 de Outubro, ou seja, antes da peregrinação e numa altura em que se questionava a capacidade do Santuário de Fátima de realizar as comemorações religiosas durante a pandemia.

A amostra é de 609 entrevistas a pessoas com 18 e mais anos, residentes em Portugal continental. A seleção foi feita através da geração aleatória de números de telefone fixo ou móvel.

Ler Mais