Sondagem: Maior parte dos portugueses prefere Nuno Santos como primeiro-ministro, mas até Carneiro bate Montenegro

Mesmo com o abalo político gerado pela Operação Influencer, se as eleições legislativas antecipadas, marcadas para 10 de março de 2024, fossem realizadas agora, o PS sairia vencedor, independentemente do rosto que encabeçará a candidatura socialista.

De acordo com a mais recente sondagem da Intercampus, para o Correio da Manhã/Negócios, feita ainda antes de Daniel Adrião anunciar a sua candidatura a secretário-geral do PS, entre Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro 53% dos inquiridos considera que o primeiro nome será o vencedor das internas socialistas, marcadas para 15 e 16 de dezembro.

Mas, entre qualquer um dos nomes do PS, e Luís Montenegro, líder do PSD, a maior parte dos inquiridos opta por votar nos socialistas.

Questionados sobre se seria Pedro Nuno Santos ou Montenegro o melhor para liderar um Governo, 35,9% dos inquiridos optam pelo ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, contra 30,7% que preferem o líder do PSD. O universo de pessoas que não responderam, ou se manifestaram indecisas foi grande: um terço (33,4%).

Já entre José Luís Carneiro e Luís Montenegro, o primeiro nome reúne 34,2% das preferências, enquanto o líder social-democrata é destacado por 30,4% dos inquiridos.

No caso destes dois nomes, o universo de indecisos ou de pessoas que não respondem é ainda maior do que no frente a frente entre Pedro Nuno Santos e Montenegro: 35,4%.

Ler Mais