Sondagem: Biden mantém vantagem sobre Trump antes do primeiro debate nos EUA

Numa ‘corrida’ definida por perspectivas económicas e pandémicas, e determinada por amplas lacunas de género e educação, Joe Biden mantém uma vantagem nacional de 10 pontos contra Donald Trump, de acordo com uma nova sondagem da ABC News/Washington Post.

A vantagem de 54%-44% de Biden, democrata, sobre Trump, republicano, corresponde precisamente à última sondagem nacional ABC/Post, em meados de Agosto. O apoio de Biden desce para 49% quando estão incluídos os candidatos do Partido Libertariano e do Partido Verde, contra 43% para Trump.

Os resultados sublinham, assim, a posição “fraca” de Trump como o primeiro Presidente em 81 anos de sondagens modernas a nunca conseguir a aprovação maioritária para o seu trabalho no cargo. Apresenta uma taxa de 44% de aprovação entre todos os americanos, variando entre 52% para a gestão da economia e 40% para a pandemia de covid-19. Segundo a sondagem, 58% desaprovam o seu desempenho e a forma como tem lidado com o surto – um factor-chave de apoio para Biden.

Ao mesmo tempo, a presença do candidato libertariano Jo Jorgensen e do candidato do Partido Verde Howie Hawkins poderá constituir um desafio para Biden em estados próximos. O declínio de 5 pontos de Biden quando estes candidatos são incluídos é uma mudança significativa, embora ligeira, salienta a sondagem.

Outra conclusão indica uma “ampla antipatia em relação a Trump”: entre aqueles que não o apoiam, 59% dizem que a sua reeleição seria uma crise para o país. Entre os que não apoiam Biden, menos – mas ainda 50% – dizem que haveria uma crise se ele ganhasse.

É verdade, também, que as preferências nacionais nem sempre reflectem os resultados do Colégio Eleitoral, como foi o caso em 2016 e 2000.

Trump e Biden encontram-se esta terça-feira para o seu primeiro debate de campanha presidencial. As eleições estão marcadas para 3 de Novembro.

Ler Mais





Comentários
Loading...