Sonae reúne hoje líderes, educadores e inovadores para explicarem “Como criar um projeto de educação com impacto?”
O Prémio Sonae Educação realiza hoje a conferência “Como criar um projeto de educação com impacto?”, onde reunirá líderes, educadores e inovadores com o objetivo de discutir soluções para um sistema educativo mais inclusivo e de qualidade em Portugal.
Entre os oradores estarão personalidades influentes na área da educação e inovação, como David Justino (ex-ministro da Educação e professor da Universidade Nova de Lisboa), João Günther Amaral (Sonae), e Pedro Cunha (Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa), entre outros. Durante a conferência, também haverá uma sessão especial com os vencedores da edição anterior do Prémio Sonae Educação, NoCode Institute e EKUI, que partilharão a evolução dos seus projetos ao longo do último ano.
A conferência, que se realiza das 14h às 18h, no Centro Cultural de Belém, terá como destaque a entrega dos Prémios Sonae Educação, que reconhecem a inovação e inclusão na educação em todas as fases do ciclo de aprendizagem.
Nesta segunda edição, foram selecionados dez finalistas, cada um demonstrando compromisso em enfrentar os desafios atuais por meio de propostas inovadoras. O prémio totaliza 150 mil euros, um aumento de 50 mil euros em relação ao ano anterior, e será distribuído entre os projetos vencedores, incentivando soluções concretas para promover a qualificação e mitigar desigualdades no acesso ao ensino.
Os projetos finalistas incluem iniciativas como:
- Technovation Girls: Capacita jovens raparigas a tornarem-se empreendedoras tecnológicas.
- Teach For Portugal: Coloca mentores em escolas desfavorecidas para aumentar o desempenho académico.
- Smart Education Ecosystem: Apoia o desenvolvimento profissional de docentes em fase avançada das suas carreiras.
- TUMO – Centro de Tecnologia e Criatividade: Oferece workshops em robótica, design e programação para jovens.
- Next Step Therapy AI – NEXTHIE: Combina inteligência artificial com terapias para apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem.
A escolha dos vencedores será realizada por um júri de especialistas, incluindo Isabel Alçada, professora e membro do Conselho Consultivo EDULOG, e Nuno Comando, da Casa do Impacto da SCML.