Sonae prevê concluir hoje OPA sobre empresa finlandesa de produtos para animais
Termina hoje o prazo para aceitação da oferta pelos acionistas da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo consórcio liderado pela Sonae sobre o Musti Group, depois de aprovado o prospeto da oferta pela Autoridade de Supervisão Financeira finlandesa. A empresa prevê que esta operação fique concluída até ao final do primeiro trimestre deste ano.
A Sonae lidera o consórcio, em parceria com Jeffrey David, Presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do Conselho de Administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti.
De acordo com a empresa, o Conselho de Administração da Musti decidiu, por unanimidade, recomendar aos acionistas a aceitação da oferta realizada pelo consórcio liderado pela Sonae. Referem ter procurado e avaliado anteriormente oportunidades estratégicas alternativas para a empresa, mas sem sucesso, pelo que considera limitada a probabilidade de surgir uma oferta concorrente.
A operação vai permitir à Sonae reforçar a internacionalização e diversificação do seu portefólio.
O período da oferta iniciou-se a 18 de dezembro, tendo como contrapartida o valor de 26 euros por ação, o qual avalia em 868 milhões de euros, em termos de capital próprio, a empresa de produtos para animais de estimação nos países nórdicos.
A conclusão da oferta está sujeita ao cumprimento de todas as condições, incluindo a obtenção das aprovações necessárias das autoridades regulatórias e da concorrência, e que a oferente tenha obtido o controlo de mais de 90% das ações e dos direitos de voto na Musti, ou tenha alterado ou abdicado dessa condição
A Musti, cotada na bolsa de valores de Helsínquia, Nasdaq Helsinki Ltd, conta com uma rede de mais de 340 lojas, e no seu último ano fiscal, o volume de negócios ascendeu a 426 milhões de euros, com o EBITDA a atingir 74 milhões de euros.