Sonae Arauco vai gerir 11 hectares de floresta em Valongo até 2059

A Sonae Arauco, em parceria com o Parque das Serras do Porto, anunciaram o lançamento do projeto Floresta Sonae em Valongo. Esta iniciativa conjunta representa um marco importante na promoção da sustentabilidade ambiental e na conservação dos recursos naturais da região.

O projeto Floresta Sonae abrange uma área florestal de aproximadamente 11 hectares, anteriormente ocupada por eucaliptos e agora gerida pela Sonae Arauco por um período de 35 anos, em colaboração com a Junta de Freguesia de Valongo.

Localizada na serra de Santa Justa, em Valongo, a área passou por uma intervenção significativa, convertendo o povoamento de eucalipto numa floresta diversificada, composta por pinheiros, castanheiros, carvalhos, sobreiros, medronheiros e áceres.

Nuno Calado, Wood Regulation and Sustainability Manager da Sonae Arauco, reconhece a importância de mais um marco no projeto Floresta Sonae, e destaca que “com estas intervenções é possível recuperar zonas ardidas, combater espécies invasoras, que impedem outras de prosperar e, com isso, restaurar a biodiversidade dos locais. Na Sonae Arauco encaramos essa responsabilidade com seriedade e a Floresta Sonae é um testemunho vivo desse compromisso.”

O projeto Floresta Sonae em Valongo baseia-se em diversos princípios fundamentais, incluindo a transição para uma floresta mista, a recuperação de funções de conservação ambiental, a manutenção de áreas de gestão produtiva biodiversa e a criação de espaços para ensaio e transferência de conhecimento.

José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto, acrescenta: “Esta cooperação com a Sonae Arauco representa um passo importante na promoção da biodiversidade e na valorização dos recursos naturais das nossas serras. Estamos seguros de que a iniciativa trará benefícios ecológicos e paisagísticos muito significativos”, visão que é subscrita por Cláudia Lima, Presidente da Junta de Freguesia de Valongo, que reforça o caráter demonstrativo deste projeto e o contributo para a disseminação de boas práticas no setor florestal.

A Sonae Arauco e o Parque das Serras do Porto estão comprometidos em continuar trabalhando juntos para garantir o sucesso a longo prazo deste projeto e para promover práticas sustentáveis de gestão florestal na região.

Ler Mais