“Somos pequeninos, mas muito inovadores”: CEO da Ericsson Portugal diz que multinacionais veem país como incubador de tecnologia

Num novo episódio do podcast ‘Dot Topics’ da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson Portugal disse que no nosso país, “somos pequeninos, mas muito inovadores”, sendo que as “multinacionais veem Portugal como um incubador da tecnologia, também pela dinâmica que existe no mercado, quer do ponto de vista de empresas, quer dos utilizadores finais”.

Relativamente ao 5G, o tema destes podcasts, a executiva disse que “vai ser, sem dúvida, a maior revolução do ponto de vista tecnológico dos últimos tempos” acrescentando que a fronteira deste é a imaginação.

“Estamos ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento e implementação da tecnologia, mas obviamente que agora, à medida que o tempo vai avançado, novas ideias e empresas vão surgindo. Isto não depende apenas da Ericsson e dos operadores, depende do próprio mercado querer adotar determinadas tecnologias e perceber também o papel crucial do 5G no aumento da produtividade e na redução de custos”.

A CEO da Ericsson responsabilizou a pandemia como sendo o “acelerador de transformação digital, tanto na forma como as empresas conectam as suas pessoas como na forma como as pessoas se conectam entre si”.

Por fim, Sofia Vaz Pires apelou a um apoio, por parte do Governo, ao desenvolvimento desta tecnologia, assim como ter universidades, centros de desenvolvimento e startups que se foquem no assunto.

“Não há uma fórmula que sirva a todas as empresas. Tem de ser estudado o seu ambiente, setor, objetivo, os pontos de dor que queremos resolver com a tecnologia e em que sentido é que as características principais do 5G podem realmente causar uma revolução, tanto do ponto de vista de produtividade como de custos”, conclui.

O podcast ‘Dot Topics’ tem um episódio novo todas as semanas às quartas-feiras onde coloca líderes das operadoras de comunicações a debater o impacto do 5G na economia e na sociedade. Os episódios estão disponíveis nas plataformas Spotify, Apple e Google, entre outras.

Ler Mais