Solução portuguesa da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa revoluciona o setor marítimo

A Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim, conquistou uma importante validação para a sua solução Navicork FD01, um material de cortiça de alta densidade destinado a decks marítimos. Um estudo realizado pelo ITECONS, uma entidade independente, confirmou que este produto apresenta uma pegada de carbono negativa, reforçando o seu potencial para promover práticas mais sustentáveis na indústria marítima.

O estudo, conduzido em conformidade com normas internacionais como EN ISO 14040, EN ISO 14044 e EN 15804, revelou que o Navicork FD01 sequestra mais dióxido de carbono do que o emitido ao longo de todo o seu ciclo de produção, desde a extração da matéria-prima até à saída da fábrica (cradle-to-gate). Em termos numéricos, a análise mostrou uma pegada de carbono de -0,97 kg CO₂ eq./m² para a versão de 6 mm e de -0,69 kg CO₂ eq./m² para a de 8 mm.

Para António Rios de Amorim, CEO e Presidente da Corticeira Amorim, “os estudos de pegada de carbono evidenciam o compromisso contínuo da Corticeira Amorim em promover o impacto positivo de todo o setor da cortiça, através de investigação rigorosa, validada e certificada. Os resultados obtidos com o material Navicork FD01 confirmam a sua pegada de carbono negativa e reforçam, mais uma vez, a nossa aposta no desenvolvimento de materiais inovadores e em harmonia com a natureza.”

Além dos benefícios ambientais, o Navicork FD01 destaca-se pelas suas características técnicas, como isolamento térmico e acústico, propriedades antiderrapantes, conforto ao toque e versatilidade no design.

Com mais de um século de experiência, a Corticeira Amorim continua a explorar o potencial da cortiça, um recurso 100% natural e renovável, para criar soluções sustentáveis e inovadoras.