Sobre carris e a hidrogénio. Comboios da Siemens Mobility podem ser opção em toda a Europa

A Siemens Energy assinou um acordo com a Siemens Mobility para «desenvolver e oferecer em conjunto sistemas de hidrogénio para comboios», avança a ‘CNBC’. Anunciada na segunda-feira, a parceria é o mais recente exemplo de empresas que estão a tentar acelerar e expandir o uso da tecnologia.

A colaboração procura produzir «uma solução de infraestrutura de hidrogénio padronizada para abastecer os comboios movidos a hidrogénio da Siemens Mobility». Para além disso, a ideia é que os produtos da parceria sejam oferecidos a clientes externos com o objetivo de «promover a economia do hidrogénio na Alemanha e na Europa e apoiar a descarbonização no setor de mobilidade».

De forma geral a iniciativa visa ligar o trabalho da Siemens Energy na produção de hidrogénio «verde», ou seja, produzido a partir de fontes renováveis ​​como eólica e solar, à especialização da Siemens Mobility no setor dos transportes.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o hidrogénio é um «portador de energia versátil», contudo, gerá-lo tem um impacto ambiental. Segundo a IEA a produção de hidrogénio é responsável por cerca de 830 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono a cada ano, o que torna a ideia do hidrogénio «verde» muita apelativa, refere a ‘CNBC’.

«Ao trabalhar em conjunto com a Siemens Mobility, queremos impulsionar o setor desenvolvendo, entre outras coisas, uma solução de eletrólise e abastecimento rápido de comboios movidos a hidrogénio», afirmou Armin Schnettler, vice-presidente executivo de Novos Negócios de Energia da Siemens, em comunicado.

Os acionistas da Siemens votaram pela separação dos negócios de energia da gigante industrial em julho. A empresa autónoma, Siemens Energy, fez a sua estreia na Bolsa de Valores de Frankfurt na semana passada. A Siemens Mobility continua a fazer parte da organização maior da Siemens.

Ler Mais





Comentários
Loading...