SMS com dívida em atraso, anúncio de empresa de crédito ou carro à venda: PSP avisa sobre novas burlas que importa ter atenção
A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou, esta segunda-feira, através de uma publicação na rede social ‘Facebook’, para uma burla no qual a vítima recebe um SMS no telemóvel.
Nele, adiantou a polícia, está indicada uma “dívida ativa de um qualquer serviço” – a pessoas “deve efetuar o pagamento sob pena de o serviço ser cortado”.
Na mensagem, constam ainda os dados de pagamento, como entidade e referência.
Este fim de semana, a PSP havia alertado para uma burla de um alegado funcionário de uma instituição pública, mas também para empresas de crédito falsas e burlas por telefone devido a veículos usados para venda.
“O autor apresenta-se como funcionário de uma instituição credenciada, fazendo-o através de um contacto telefónico, um site falso, um email, uma mensagem escrita, cujo propósito é solicitar um ou mais pagamentos de quantia monetária”, avisa a PSP. Há quatro formas como o burlão se apresenta: como funcionário de um serviço municipal – seja polícia, veterinário ou inspetor da ASAE -, falso bancário, falso funcionário da Microsoft e, por último, alegado funcionário de operadora telefónica.