Siza Vieira quer Banco de Fomento a varrer moratórias e PME a lutar com contra os gigantes do mercado de capitais

O ministro da Economia avançou hoje com um plano de seis mil milhões de euros para apoiar o turismo, de forma a garantir de um consumo turístico de mais de 27 mil milhões de euros, até 2027.

Parte deste valor visa apoiar as necessidades de liquidez dos empresários que o “Governo estima ser na ordem dos 3,3 milhões de euros”. Entre as muitas fatias deste bolo, Siza Vieira assegura que vai haver empréstimos para fundo de maneio.

O montante desta linha de crédito ainda não está definido, mas possivelmente haverá duas linhas, lançadas em dois momentos diferentes.

Relativamente às PME, o braço direito de António Costa para a Economia e para a Transição Digital anunciou um plano de 1.075 milhões de euros para auxiliar a inovação das empresas, com uma parte, ainda não discriminada, que vai permitir o acesso das PME ao mercado de capitais.

No que toca às moratórias, cujo o primeiro período termina já no fim de maio, Siza Vieira prometeu um programa de restruturação de dívida, a ser lançado nos próximos dias, e que alargará o prazo de reembolso por mais “um ano ou dois”. O Banco de Fomento vai ser o protagonista deste plano.

Confrontado pela imprensa sobre mais detalhes acerca deste plano, o ministro decidiu adiantar mais detalhes, só dentro de mais algum tempo.

Ler Mais





Comentários
Loading...