Sintomas graves de covid-19 podem estar ligados ao tipo sanguíneo

Os sintomas da covid-19 e o tipo de sangue podem ter uma relação, de acordo com dois novos estudos publicados recentemente, que indicam que as pessoas do tipo O apresentam um risco mais baixo de contrair a doença, enquanto pessoas com o tipo sanguíneo A e AB podem desenvolver sintomas mais graves.

A conclusão foi publicada esta quarta-feira na revista Blood Advances, da Sociedade Americana de Hematologia, e foi obtida a partir de dois estudos.

Uma das investigações comparou dados de 473.000 pessoas testadas na Dinamarca com as informações de outras 2,2 milhões de pessoas. Entre os pacientes que testaram positivo à covid-19, os investigadores encontraram menos pessoas com tipo sanguíneo O e mais pessoas com tipos A, B e AB.

Os resultados são reforçados por outro estudo, feito com base em dados de 95 pacientes com covid-19 com sintomas graves, hospitalizados em Vancouver, no Canadá.

Também neste estudo os investigadores concluíram que os pacientes com grupos sanguíneos A ou AB eram mais propensos a precisar de ventilação mecânica, ou seja, tinham maiores taxas de lesão pulmonar causada pelo novo coronavírus.

“Observamos estes danos nos pulmões e nos rins e, em estudos futuros, queremos investigar o efeito da relação entre os grupo sanguíneo e a covid-19 em outros órgãos vitais”, disse o autor do estudo, Mypinder S. Sekhon, da Universidade da Colómbia Britânica, no Canadá.

Ler Mais





Comentários
Loading...