‘Silver economy’ tem grande peso e é uma oportunidade para o turismo em Portugal, revela Lídia Monteiro

Lídia Monteiro, Administradora do Turismo de Portugal confessa que o envelhecimento da população é visto como uma oportunidade para o setor em Portugal, e que todas as entidades têm encetado esforços para conseguir extrair resultados desta nova realidade.

“A transformação demográfica e o envelhecimento têm um impacto grande na nossa sociedade, mas do ponto de vista do turismo é também uma oportunidade, isto porque é um segmento público mais disponível para viajar em todos os períodos do ano, o que é muito interessante para as empresas e para o negócio do turismo”, assinalo Lídia Monteiro, durante a XXVI Conferência Executive Digest.

A Administradora do Banco de Portugal revela que neste segmento os clientes são mais exigentes, adaptaram-se à tecnologia, têm poder de compra, e em alguns mercados são muito relevantes em termos de fluxos turísticos.

Em Portugal, os seniores têm impacto no desenho do produto turístico, e o país tem feito um produto a pensar neste segmento, como por exemplo o turismo cultural, turismo literário, enoturismo. Mas também tem impacto do ponto de vista da infraestrutura, ou seja, acessibilidades, e também na formação dos recursos humanos que trabalham no turismo.

“Temos tido aqui uma oportunidade”, refere Lídia Monteiro, sublinhando que o mercado espanhol, muito importante para o setor do turismo em Portugal, tem 65% da população na silver economy.

Sublinha ainda que o turismo tem uma dificuldade de recursos humanos porque é em si própria uma atividade que as pessoas são importantes no serviço. Assinala que muitas empresas transformaram alguns dos serviços onde é possível utilizar tecnologia para se tornarem mais eficientes, substituindo pessoas, porém, no front office, no serviço ao cliente, é muito importante as pessoas no turismo.

A Administradora do Turismo de Portugal sublinha ainda que a mão de obra estrangeira está a entrar cada vez mais no turismo, e que é valorizada a diferença e a diversidade, porque traz um valor acrescentado, no entanto, tem de ser acompanhada por competência, e o Turismo de Portugal tem desenvolvido programas e estratégias para capacitar estes trabalhadores.

Ler Mais