Siemens Gamesa lança navio que usa hidrogénio para os seus projetos eólicos offshore

A Siemens Gamesa anunciou ontem, quinta-feira, o comissionamento de um navio de manutenção para os seus projectos eólicos offshore que pode funcionar com hidrogénio verde, considerado por muitos especialistas o combustível chave da transição energética, segundo o ‘elEconomista’, combinando tecnologia e sustentabilidade para um futuro mais verde na navegação marítima.

O navio REM Energy possui baterias de até 12 megawatts que reduzem a necessidade de energia durante o tempo de operação.

De acordo com a mesma publicação, o estaleiro norueguês Green Yard Kleven estreou-o no dia 3 de dezembro, sendo que o porto base para operações de serviço está localizado em Bremerhaven (Alemanha) e atende os parques eólicos offshore Global Tech 1 e Trianel Borkum West.

Contudo, a velocidade das iniciativas empresariais em questões ambientais geralmente excede a adaptação administrativa e legal, sendo esta a barreira com que a Siemens Gamesa se depara, dado que o navio operará com eficientes geradores a diesel até que uma infraestrutura de hidrogénio renovável seja estabelecida no país alemão.

No navio em questão, que tem quase 90 metros de comprimento e cerca de 20 metros de boca, poderão trabalhar até 75 técnicos de serviço offshore, bem como 24 tripulantes.

Por questões de segurança, a embarcação possui hélices capazes de girar 360 graus em torno do eixo vertical, o que facilita a navegação entre os aerogeradores.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...