Siemens Gamesa encerra “ano complexo” com prejuízo de 627 milhões de euros
A Siemens Gamesa (SG) anunciou que perdeu 627 milhões em 2021, naquele que foi um “ano complexo” para a fabricante de turbinas eólicas, segundo o ‘Cinco Días’. A empresa de renováveis viu os seus números caírem 31,69%.
Por outro lado, a subsidiária Siemens Energy registou uma carteira de pedidos de 32.542 milhões em 30 de setembro, num aumento de 7,6%.
Com o crescimento do negócio eólico, os grandes fabricantes de aerogeradores, como a SG, Vestas e GE, e as chinesas Envision e Xinjiang, não estão conseguindo concretizar as expectativas.
A empresa acredita que o cenário negativo irá continuar no próximo ano, sendo que as áreas que contribuíram mais foram a energia eólica offshore e serviços.
Segundo Andreas Nauen, a empresa “opera num ambiente difícil, com difícil dinâmica de mercado a curto prazo e sem visibilidade sobre quando os problemas na cadeia de abastecimento se irão normalizar”.
A SG encerra o seu balanço para 2021 com uma dívida financeira líquida de 207 milhões, quatro vezes superior à registada há um ano.
A empresa espera para o próximo ano uma quebra nas vendas entre 2% e 7%, sendo que, a médio prazo, mantém o objetivo de consolidar uma margem Ebit de 8% a 10%.