Siemens espera melhorias na cadeia de abastecimento. Empresa supera crise com tecnologia própria
A Siemens revelou esta quinta-feira que está expectante quanto à atenuação dos problemas da cadeia de abastecimento no próximo ano, no mesmo dia em que anunciou que as vendas e pedidos do quarto trimestre superaram as previsões. A empresa alemã antecipa um crescimento ainda mais lucrativo à medida que os problemas causados pela escassez de componentes e redes logísticas congestionadas forem melhorando.
De acordo com o presidente-executivo Roland Busch, a Siemens contou com a sua dimensão e tecnologia própria para obter componentes suficientes para fabricar as suas máquinas e sistemas que são utilizados por fabricantes como a Daimler para automatizar as suas linhas de produção, revela a ‘Reuters’.
“(…) Superámos a situação muito bem. Como resultado, conseguimos manter as entregas em alto nível”, continuou Busch, em declarações aos jornalistas, explicando que a empresa reuniu a “procura por matérias-primas e componentes”, contribuindo para a continuidade de “parceiro relevante para mais de 1.500 fornecedores estratégicos”.
A par de outras empresas, a Siemens também aumentou os preços para compensar os custos mais altos de matéria-prima, mão-de-obra e componentes.
Porém, dado o grande número de encomendas e atrasos devido à escassez, a fabricante de Munique espera que os prazos de entrega dos seus produtos sejam estendidos, pelo menos nos próximos seis meses.
Durante os três meses até o final de setembro, as vendas da Siemens aumentaram 18%, para 17,44 mil milhões de euros, superando a previsão dos analistas de 16,82 bilhões. Além disso, os pedidos e encomendas aumentaram 26%, para 19,07 mil milhões de euros, também acima das expectativas de 17,56 mil milhões.
Por outro lado, o lucro operacional ajustado dos seus negócios industriais caiu 14% para 2,27 mil milhões de euros e o lucro líquido caiu 29% para 1,33 mil milhões de euros.
Os analistas classificam os números trimestrais da empresa como fortes, destacando o crescimento de pedidos da empresa e as perspetivas.