SIBS lança NFT “Ser Solidário” e destaca poder da tecnologia na solidariedade social
A SIBS anunciou que a partir de dia 16 de maio vai atribuir um NFT, ou token não fungível, às instituições de solidariedade social às quais sejam feitas doações através da funcionalidade “Ser Solidário” na aplicação móvel MB WAY.
Citada em comunicado enviado esta quarta-feira às redações, a CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé, afirma que esta iniciativa sublinha o compromisso da empresa “para com o impacto da tecnologia e da inovação ao serviço da sociedade, facilitando, não só o dia a dia das pessoas e das empresas que utilizam diariamente o MB WAY, mas também os pequenos donativos através do MB WAY que, todos juntos, fazem a diferença para as instituições que integram o Ser Solidário”.
A SIBS destaca ainda que distribuiu esta quarta-feira cerca de 430 mil euros pelas instituições que fazem parte da rede “Ser Solidário”. Em parceria com as instituições financeiras que adotaram o MB WAY, o dinheiro foi angariado no âmbito da campanha “Ajudar é tão fácil”, que decorreu entre 15 de dezembro de 2021 e 17 de abril deste ano e que previa a doação às instituições de solidariedade social de um cêntimo por cada compra feita través da app e pagamentos.
Do montante total, 40% foi doado a instituições de desenvolvimento infantil, 25% a entidades que promovem a inclusão social, 13% a instituições da área da saúde, 11% às que operam na defesa dos direitos humanos, 6% à área da educação e do combate ao desperdício e 5% às entidades que se dedicam às áreas do ambiente e da proteção animal. A distribuição seguiu as preferências expressas pelos utilizadores do “Ser Solidário” do MB WAY.
Entre janeiro e abril de 2022, a SIBS registou um aumento de 36% no número de instituições de solidariedade da rede “Ser Solidário” e uma subida de 70% do valor angariado comparativamente à média dos anos anteriores.
Atualmente, o MB WAY conta com 3,9 milhões de utilizadores e com mais de 117 instituições de solidariedade social na rede “Ser Solidário”.