Shell compra BG Group por 64 mil milhões de euros
A Royal Dutch Shell acordou a compra do BG Group, parceiro da Galp no Brasil, por 64,2 mil milhões de euros (47 mil milhões de libras) em dinheiro e acções, tornando-se no maior negócio da última década na indústria petrolífera. A análise e aprovação da proposta ficará a cargo das assembleias de accionistas dos dois grupos petrolíferos.
A empresa resultante da fusão será liderada pelo CEO da Shell Ben van Beurden e terá um valor de mercado equivalente a duas vezes o tamanho da BP e superior ao da Chevron, revela a agência Bloomberg.
Com esta aquisição, a Shell ganha acesso às operações da BG no Brasil, leste de África, Austrália, Cazaquistão e Egipto e aumenta as suas reservas de petróleo e gás natural em 28%.
A nova empresa passará a ser a maior produtora de Gás Natural Liquefeito (GNL), a nível internacional, o que ditou bastante a decisão para avançar com o negócio, referiu Ben van Beurden numa conferência com analistas. O GNL terá um importante papel nas economias emergentes que procuram alternativas a fontes de energia como o carvão.
As duas empresas informaram ainda que têm como meta concluir a operação no início de 2016.