Setor das TIC é o único a crescer face aos números pré-pandemia
O setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) manteve em janeiro deste ano uma dinâmica empreendedora acima da média e é, segundo o Barómetro da Informa D&B, o único setor em que nesse mês o número de novas empresas cresceu face aos números de janeiro de há dois anos, antes da pandemia.
A subida de nascimentos é transversal a todos os setores de atividade, com a exceção do Retalho (-11%) e da Agricultura e outros recursos naturais (-14%). O único distrito onde decresce a criação de novas empresas em janeiro é o Alentejo. Apesar do crescimento face ao ano passado, o nascimento de empresas no primeiro mês do ano está 22% abaixo do mesmo mês de 2020, ainda antes da declaração de pandemia e de todas as medidas restritivas que se seguiram.
Relativamente aos encerramentos e às insolvências, continuam a registar valores inferiores ao período anterior à pandemia, provavelmente devido às medidas de apoio que o Estado português colocou à disposição das empresas. No primeiro mês de 2022, encerraram 887 empresas, menos 23% que no período homólogo e 144 empresas iniciaram um processo de insolvência, valor que representa uma descida 23% face ao mesmo período de 2021.