Setor da habitação sai dos “cuidados intensivos” e concessão de créditos no 1.º trimestre dispara

O montante dos empréstimos no primeiro trimestre aumentou 17,59%, face ao período homólogo do ano passado, para os 3.349 milhões de euros, segundo os dados obtidos pelo ‘Público’.

Março foi o mês de ouro desta concessão de novo crédito com 1.382 milhões de euros, registando um crescimento homólogo de 45,1%, o montante mensal mais elevado desde janeiro de 2008.

Segundo o mesmo jornal, a avaliação bancária de imóveis, realizada, por norma, antes da concessão de um crédito, atingiu o valor mediano mais elevado em abril, face a 2011, batendo nos 1.200 euros por metro quadrado.

É ainda de salientar que, neste trimestre, o número de avaliações bancárias ultrapassou as 28 mil, um aumento de 29,6% , face ao período anterior, o que leva a acreditar, como lembra o ‘Público’, em “boas perspetivas para a concretização de novos contratos de crédito nos meses seguintes”.

Várias empresas em Portugal do ramo imobiliário, contactadas pelo mesmo jornal, como a JLL e Savillis, ERA e a instituição de crédito Unidade de Créditos Imobiliários (UCI), confirmam a recuperação do setor.

“A recuperação a que estamos assistir este ano é absolutamente extraordinária”, revela Rui Torgal, diretor da Era Portugal.

Ler Mais





Comentários
Loading...