Sete formas de gerir um erro cometido em contexto laboral
Cometer erros é algo natural na vida, pelo que se aplica igualmente ao contexto laboral, apesar de o escrutínio ser diferente.
De acordo com a Adecco, a forma como se reage e gere as consequências é que “irá determinar a fibra de um profissional” e um erro cometido no trabalho pode ser retificado.
Nesse sentido, a consultora reuniu sete dicas para ajudar a gerir situações em que esses erros ocorrem, de forma a evitar problemas maiores.
1. ASSUMIR A RESPONSABILIDADE
De acordo com a Adecco, assumir a responsabilidade pelo erro cometido deverá ser a primeira coisa que se deve fazer; apesar de ser uma situação difícil, trata-se de um passo a não saltar para corrigir a situação, além de permitir evitar arranjar desculpas e culpar outros ou circunstâncias atenuantes.
2. SER GENUINAMENTE APOLOGÉTICO
A consultora defende que, se o trabalhador considerar importante apresentar um pedido de desculpas, é necessário assegurar que o mesmo é genuíno, pelo que comunicar imediatamente o mesmo às pessoas afetadas, dizendo que lamenta, é a opção a tomar.
3. OFERECER UMA SOLUÇÃO
Apresentar uma solução é uma das etapas da gestão eficaz do erro. Logo que se aperceber de que o mesmo foi cometido, é fulcral pensar em formas de retificar a situação em que ficou. “Ir à sala do gestor de equipa só para dizer que cometeu um erro é uma coisa, mas se oferecer também um leque de opções possíveis para resolver o problema é uma abordagem muito mais positiva. O seu gestor compreenderá que não só reconheceu o erro e pediu desculpa, mas que já está a tentar corrigi-lo”, sustenta a Adecco.
4. MANTER A PERSPETIVA
Segundo a Adecco, exagerar e castigar-se pelo erro cometido não ajuda. “Manter as coisas em perspetiva e considerar a gravidade e o impacto do erro é fundamental para conter a ansiedade”, refere a empresa, sublinhando que, se o erro for menor, deve ser aceite e o caminho prosseguido. “Se for mais grave, poderá ter algum motivo de preocupação, mas o leque de soluções que oferece para resolver ou atenuar as consequências poderão ser positivos”, indica a consultora.
5. ANALISAR OS PROCESSOS QUE CONDUZIRAM AO ERRO
Segundo a Adecco, apesar de ser normal e perdoável cometer um erro, repeti-lo não será aceite. “Uma vez encontrada uma solução para corrigir o erro, veja os passos que levaram a que o erro fosse cometido no trabalho”, refere, indicando ser importante identificar as razões pelas quais e como é que o mesmo erro voltou a ser feito.
6. EVITAR QUE VOLTE A ACONTECER
Para não se repetir o mesmo erro, é importante compreender como evitar que a situação volte a acontecer. “(…) para erros maiores, pode não ser imediatamente óbvio. Não tenha receio de pedir ajuda. Fale com o seu gestor e colegas sobre formas de evitar que se repita. Se estiver a cometer o erro, outros podem também cometer o mesmo erro no trabalho”; defende a Adecco, aconselhando a “trabalhar com os outros para criar um plano para prevenir a sua ocorrência é fundamental”.
7. RECONQUISTAR A CONFIANÇA
A empresa alerta que a confiança pode ser perdida assim que um erro é cometido no trabalho, não obstante terem sido tomado medidas para corrigi-lo. “Pode haver algumas questões de confiança subjacentes que precisam de ser abordadas. Dizer que não voltará a cometer o mesmo erro é um bom começo, mas as ações são mais relevantes do que as palavras”, de acordo com a Adecco.