Sesimbra tenta entrar para o Guinness esta manhã: ação de limpeza submarina pretende bater recordes

A costa de Sesimbra recebe, este sábado, a partir das 10 horas, uma ação de limpeza submarina como um objetivo claro: entrar para o Guinness como a maior limpeza subaquática do mundo em menos de 24 horas. A iniciativa, que em 2022 retirou do mar mais de 3,5 toneladas de lixo, é promovida pela Oceanum Liberandum, organização ambiental sem fins lucrativos, e pela EDP que pelo segundo ano consecutivo se associou à nobre causa.

Depois da 1ª edição, a 24 de setembro de 2022, ter batido o recorde do Guinness da maior limpeza subaquática em apenas 12 horas – atividade que juntou 597 mergulhadores e mais de 100 voluntários – a segunda, que decorre hoje, pretende ir mais além. O objetivo passa agora por ter cerca de 700 mergulhadores para bater o mesmo recorde, mas em 24 horas.

“Existem duas versões do recorde do Guinness da maior limpeza subaquática do mundo – a versão de 12 horas, que foi a que quebrámos o ano passado, e a versão de 24 horas que é que vamos tentar quebrar este ano”, explica Débora Laborde, co-fundadora e presidente da Oceanum Liberandum. “O que vai diferenciar é que vamos ter uma expectativa de 700 mergulhadores e muitos mais voluntários, mas a ideia é a mesma – retirar o máximo de lixo possível e criar aqui uma ligação de proteção da vida marinha, de que todos juntos conseguimos fazer mais.”

O maior objetivo deste evento é alertar a comunidade para o problema do lixo marinho.